É, caros leitores, a franquia Harry Potter vai acabar. Ano após ano, nos acostumamos a ir ao cinema para assistir as histórias do bruxinho mais famoso de todos os tempos. Isso, infelizmente, não acontecerá mais. Por isso, vale à pena fazer uma pequena retrospectiva, desde 2001, ano do primeiro filme, até os dias atuais.
O direto que deu inicio a essa incrível aventura foi Chris Columbus, juntamente da Warner, adaptar a história que já era conhecida através dos bons livros de J.K. Rowling. Nascia aí, a maior e mais lucrativa franquia de todos os tempos. Com uma história fantástica e, até certo ponto, simples, Harry conquistou jovens e adultos no mundo todo através de suas aventuras. O universo criado por Rowling é ''só'' mais uma de suas brilhantes ferramentas criadas para aproximar o jovem bruxinho e seus personagens do público.
O inicio
Harry Potter e a Pedra Filosofal.
Harry Potter e a Pedra Filosofal é o início de tudo.Tudo mesmo. Ao mesmo tempo que o espectador é iniciado no mundo fantástico de Hogwarts, varinhas, vassouras, feitiços e etc. , o personagem de Harry se vê na mesma situação. Tudo no primeiro filme é novidade tanto para nós, espectadores, quanto para Harry. Ao lado de seus amigos Ron e Hermione, Harry tem em seu primeiro ano de escola, sua primeira aventura : Salvar a pedra filosofal das mãos do terrível Lord Voldemort, que até então precisava de terceiros para sobreviver.
Era o início. Era ''só'' o início, de um grande e surpreendente aventura.
Continuando o resgate às obras de Harry Potter, vamos para o segundo filme da série e talvez o mais fraco de todos. Apesar da melhoria nos efeitos especiais, a história se torna confusa, com vários furos e muito menos tensão do que nas páginas do livro. E o mais incrível é que ele é bem fiel. Chris Columbus, no entanto, não conseguiu construir um filme de suspense convincente.
Harry Potter e a Câmara Secreta conta o segundo ano do personagem na escola de Hogwarts, mas sua maior dificuldade vai ser chegar lá. Tudo por culpa de um personagenzinho que foi mal dimensionado nas séries de filmes, mas que nos livros sempre foi fundamental. O elfo doméstico Dobby. Sim, aqui os fãs de Tolkien devem se revirar com ódio de J.K. Rowling, mas no universo de Harry Potter, os elfos são bichinhos mais esquisitos que os duendes e são escravos dos bruxos. O pequeno Dobby fica sabendo de uma coisa terrível que acontecerá no ano na escola e tenta impedir Harry de voltar. Mas, claro que ele chega e vive todas as confusões que o espera.
Temos ainda a melhor definição da segregação racial entre Sangue puro e Sangue ruim, com toda a ideologia nazista de Salazar Slytherin, seguida por Voldemort.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjCyVptE0TQZy312bpzJlclehS0Tig8AzU1OuCkNl6jZBzNMj17rfUw6pkCfBozbBFL51Z6hUx-Bmj-gJX1rMu10SXG0Mf0hp6R2A_zLz5r0edAr8ms1Y-M7A_beS9732qMyS_drzyPmZg/s1600/images+%25282%2529.jpg)
Harry Potter e a Câmara Secreta conta o segundo ano do personagem na escola de Hogwarts, mas sua maior dificuldade vai ser chegar lá. Tudo por culpa de um personagenzinho que foi mal dimensionado nas séries de filmes, mas que nos livros sempre foi fundamental. O elfo doméstico Dobby. Sim, aqui os fãs de Tolkien devem se revirar com ódio de J.K. Rowling, mas no universo de Harry Potter, os elfos são bichinhos mais esquisitos que os duendes e são escravos dos bruxos. O pequeno Dobby fica sabendo de uma coisa terrível que acontecerá no ano na escola e tenta impedir Harry de voltar. Mas, claro que ele chega e vive todas as confusões que o espera.
Temos ainda a melhor definição da segregação racial entre Sangue puro e Sangue ruim, com toda a ideologia nazista de Salazar Slytherin, seguida por Voldemort.
Aliás, este é o tema principal do filme com a descoberta da câmara secreta. O legado do fundador da Sonserina é o segregador de raças que só permite sangues puros, ou seja, uma família de linhagem apenas de bruxos, sem misturas com trouxas. A tal câmara possui um ser ameaçador que deverá limpar a escola de todos os que não sejam dignos segundo os seguidores da linhagem de estudar ali.
O clima continua de magia infantil, quando o assunto já é um pouco mais sério, afinal alunos estão virando pedra e correm o risco de morrer. A tensão é clara no colégio que pode fechar as portas.
Ali temos ação e suspense em uma boa dose.
O Prisioneiro de Azkaban
O ano é 2004 e as coisas começam a ficar levemente sérias. Com um tom ligeiramente menos infantil, mas ainda bem leve, O Prisioneiro de Azkaban chega com novo diretor, novo Dumbledore e novos rumos para o bruxinho, um pouco menos “inho”. No terceiro capítulo da saga, Voldemort é uma presença mais presente do que nunca, mas em ameaças indiretas. Mais importante do que Voldemort, está o mistério por trás da morte dos pais de Harry e um monte de sub-tramas que acabam envolvendo de tudo, até viagem no tempo. No final das contas, uma película divertida e nada pesada, talvez a última mais “light”.
Os dementadores, melhores do que nunca, marcam presença e nos lembram que coisa pesada vem por aí. Talvez o maior feito, seja desvencilhar as aventuras “Columbianas” dos primeiros dois filmes. Mas, muito mais do que isso, seja apresentar efeitos sutis e muito a frente de seu tempo, como no caso do vôo do hipogrifo e as texturas mais realistas como a do lobo e do lobisomem. Tudo na medida certa. Steve Kloves finalmente começa a se redimir, mas continua mantendo aspectos muito fracos de comédia no roteiro, que logo ele vai abandonar em nome de tiradas mais inteligentes captadas do livro. De qualquer forma, crucial tanto quanto manter os atores é manter a continuidade da escrita, mesmo que evoluindo lentamente.
No reino do elenco, esse talvez tenha sido o elenco mais rico em experiência, atuação e performance de todos. Temos desde o pequeno papel de Emma Thompson na pele da professora Trelawney seu alívio cômico, até a dualidade do papel de David Thewlis como Remo Lupino e o show de atuação de Gary Oldman como Sirius Black. Na parte juvenil, vemos considerável melhora de Emma Watson, tanto física quanto na atuação. O resto é mais do mesmo. A história ganha em trama, enormemente. Com reviravoltas pouco mais elaboradas e apresentando conceitos e feitiços chave para o entendimento do gran finale, O Prisioneiro de Azkaban apresenta os elementos necessários para o desenvolvimento dos três últimos capítulos da saga. Bom divertimento que começa a aprofundar na mitologia, além de aumentar um pouquinho mais o apelo emcional. Definitvamente vale a pena, apesar de estar longe da beleza do trabalho de David Yates e da profundidade dos últimos livros de J.K. Rowling. Não deixa de ser mais uma oportunidade de ver as crianças crescendo.
Harry Potter e o Cálice de Fogo
Quando o nome de Harry Potter emerge do Cálice de Fogo, ele se transforma em um competidor em uma extenuante batalha de magia entre três escolas de feiticeiros - o Torneio Tribruxo.
Três alunos serão escolhidos pelo Cálice de Fogo para representar suas respectivas escolas. E, apesar de apenas alunos com 17 anos ou mais poderem participar, mas Harry é escolhido ao lado de Cedrico para representar Hogwarts, Fléur Delacour para representar Beauxbatons e Vítor Krum, o que leva muitos alunos a invejarem e desgostarem de Harry, incluindo Rony.
Como parte da tradição do Torneiro Tribruxo, Hogwarts também terá um Baile de Inverno. Harry tenta convidar a menina por quem é interessado, Cho Chang, mas ela já havia aceito ir com Cedrico. Paralelamente, Ron fica com ciúme do namoro entre Hermione e Krum. Harry também forja uma amizado com o novo professor de Defesa Contra as Artes das Trevas, o ex-auror Alastor "Olho-Tonto" Moody.
Nesta quarta adaptação da série Harry Potter, criada por J.K. Rowling, tudo está modificado, a começar pelo próprio Harry e seus inseparáveis amigos, Ron e Hermione, que deixam a infância para sempre e partem para desafios maiores do que tudo aquilo que um dia eles já imaginaram.
Harry Potter e a Ordem da Fênix
Harry Potter retorna à Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, para cursar o 5º ano letivo. Logo ele descobre que boa parte da comunidade bruxa foi levada a acreditar que o retorno de Voldemort foi uma mentira inventada por Harry, o que põe sua credibilidade em dúvida.
Além disto, o Ministro da Magia Cornélio Fudge impõe à escola a presença de Dolores Umbridge, que torna-se a nova professora de Defesa Contra as Artes das Trevas. Acontece que as aulas de Umbridge, apesar de aprovadas pelo ministério, abrangem apenas temas amenos, deixando os alunos despreparados para os perigos dos dias atuais.
Incentivado por seus amigos Rony e Hermione, Harry decide encontrar-se em segredo com um grupo de estudantes, visando a prática de magia. O grupo se autodenomina como a “Armada de Dumbledore”, mas logo passa a ser vista como uma ameaça ao próprio Ministério da Magia.
Depois de algum tempo, Dolores fala para o Ministério que Hogwarts tem problemas seríssimos de disciplina, e o Ministério decide colocá-la como Alta Inquisitora de Hogwarts. Com isso, Harry e alguns de seus amigos fazem um grupo secreto chamado A.D. (Armada de Dumbledore) para ensinar verdadeira Defesa contra as Artes das Trevas. E o professor é Harry. Depois de algum tempo, a diretora Umbridge descobre tudo e acaba demitindo Dumbledore, pois suspeita que ele está por trás daquilo. Com isso, a A.D. ficou mais furiosa ainda e planejou um plano para banir Umbridge da escola.
Harry Potter e o Enigma do Príncipe
À medida que Lorde Voldemort aperta seu cerco ao mundo dos Trouxas e dos feiticeiros, Hogwarts deixou de ser um paraíso protegido. Harry suspeita que existam perigos até mesmo dentro do castelo, mas Dumbledore está mais preocupado em se preparar para a batalha dinal que está próxima de se iniciar. Juntos, eles se esforçam para descobrir a chave que desbloqueia as defesas de Voldemort e, para isso, Dumbledore recruta seu velho amigo Horace Slughorn, quem, ele acredita, possui informações valiosas a respeito.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiPMpxlmlCFTEgKkM2NIkXxOOsVGYKXaBhKfIPQUV3hg1j5PfB7x4gbIJAi_UvyYkUnjkVdmNtSWrDJ_cQyligtvuW6bZdNuSS8eVr3ljfWTt97wOmKvhXBuUih53qDN2HdBzmUsKhOESI/s400/harry-potter-enigma-do-principe-wallpaper-hermione-granger-101530%252C2-horz.jpg)
Poucos dias após o confronto com Voldemort e os Comensais da Morte no Ministério da Magia, Harry Potter é levado por Alvo Dumbledore até a Rua da Fiação, onde conhece Horácio Slughorn, o antecessor de Severo Snape ao posto de professor de Poções da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Cansado de fugir de Comensais da Morte que querem forçá-lo a juntar-se a eles, Slughorn aceita retornar a Hogwarts. Dumbledore confidencia a Harry que ele deverá ficar próximo do professor e depois o aparata para a Toca, lar da família Weasley, onde Harry reencontra seus amigos Ron Weasley , Hermione Granger e Gina Weasley, por quem se sente atraído.
Paralelamente, no Travessa do Tranco, Snape recebe a visita de Belatriz Lestrange e sua irmã, Narcissa Malfoy, a quem Snape faz um Voto Perpétuo de que irá proteger o filho dela, Draco Malfoy, que recebeu uma perigosa missão.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjeEKjzTrInJyZ_CgzbbTPJRaLYb9B9qBLJGEZhwUJ7o-w1n8Gvlqh2loatcXRMwt9OxNTlO4v92pi7TU9cNHoWdGWQqC3pedoy6t1K3g6jPJ_a4JcFMgnDSd9Difx-0gHzY9uCMDXTGqw/s320/images+%252812%2529.jpg)
Mesmo quando um confronto decisivo se aproxima, há tempo para romance nos corações de Harry, Ron, Hermione e seus colegas de classe. O amor está no ar, mas o perigo também e Hogwarts poderá nunca mais ser a mesma.
Sozinhos, sem seus mentores ou a proteção de Dumbledore, os três amigos agora dependem um dos outros mais do que nunca. Mas no caminho estão Forças das Trevas que ameaçam acabar com eles.Sozinhos, sem seus mentores ou a proteção de Dumbledore, os três amigos agora dependem um dos outros mais do que nunca. Mas no caminho estão Forças das Trevas que ameaçam acabar com eles.A única esperança de Harry é achar as Horcruxes antes de ser encontrado por Voldemort. Mas, à medida que procura por pistas, ele descobre uma lenda antiga e quase esquecida: a lenda das Relíquias da Morte. E se a lenda for verdadeira, isso poderia dar a Voldemort o imenso poder que ele tanto busca.
Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1'
Começa com Harry, Ron e Hermione em uma perigosa missão para encontrar e destruir o segredo da imortalidade e destruição de Voldemort — as Horcruxes.
Sozinhos, sem seus mentores ou a proteção de Dumbledore, os três amigos agora dependem um dos outros mais do que nunca. Mas no caminho estão Forças das Trevas que ameaçam acabar com eles.
Paralelamente, o mundo da magia se tornou um local perigoso para todos os inimigos do Lorde das Trevas. A guerra aguardada com temor há muito tempo já começou e os Comensais da Morte de Voldemort tomaram o controle do Ministério da Magia e até mesmo de Hogwarts, assustando e capturando qualquer um que se oponha a eles. Mas eles ainda buscam o prêmio de maior valor para Voldemort: Harry Potter. O Escolhido se tornou o caçado quando os Comensais da Morte saem em sua busca com ordens de levá-lo para Voldemort.
Harry nem imagina que seu futuro já foi decidido pelo seu passado, quando naquele dia fatídico, ele se tornou o "Menino Sobrevivente". Não mais só um menino, Harry Potter está cada vez mais próximo da tarefa para a qual está se preparando desde o primeiro dia em que pisou em Hogwarts: a batalha final com Voldemort.
Tudo terminar aqui
Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 2
Na segunda parte do final épico da série, a batalha entre o bem e o mal no mundo da magia se torna uma guerra entre centenas de bruxos. Os riscos nunca estiveram tão altos e nenhum lugar é seguro o suficiente. Assim, Harry Potter precisa se apresentar para fazer o seu último sacrifício, enquanto o confronto final com Lorde Voldemort se aproxima. Tudo acaba aqui.